Dona Galinha

janeiro 25, 2007

News...

Este ano, além da natação, tenho os pintinhos no Karaté. Ele já me tinha pedido isso ao tempo e eu encontrei perto de casa um local interessante, ecom técnicos credíveis. Vai daí tornaram-se nos meu pequenos Kohai (aprendizes). Não é o 'ramo' ou estilo de karaté que mais gosto (Goju-ryu) mas serve.
Às 3ªas e 5ª lá vestem o seu Karategui (fato de karaté), composto por Uwagi (casaco), Zubon (calças) e Obi (cinto) e lá vamos nós direitinhos ao Dojo (lugar onde se encontra o caminho).
A M. anda pela casa a contar até 10: Ichi, Ni, San, Yon, Go, Roku, Shichi, Hachi, Kyu, Jyu e o M. já está a treinar a primeira Kata para fazer exame de subida ao cinto branco-amarelo. São muito novinhos para fazerem Kumite (combate) mas já é interessante vê-los altamente concentrados a acompanharem as longas (e difíceis) sequências de movimentos (katas). Saudam o Sensei (mestre) com um Onegai Shimasu (por favor, ensina-me) e despedem-se com um Arigato Gozai Mashita (obrigado pelos ensinamentos). Pelo meio divertem-se, soltam muitos Kiai (gritos de libertação de energia concentrada) e eu vou 'tomando notas' porque eles não percebem as palavras todas à primeira.
Só gostava é que quando os mando fazer qualquer coisa cá em casa também me respondessem prontamente: Hai Sensei!