Dona Galinha

dezembro 30, 2007

As férias

Privados da companhia duma avó que se se teve de dividir com outros netos que moram longe acampámos dias 24 e 25 em casa da outra.
Os miúdos, tal como eu, adoram o Natal. Gostam do ambiente criado, da expectativa, dos abre-e-fecha constantes da porta da avó onde os amigos tocam, entram, trocam votos e doces.
A ceia de Natal é especial. A avó aquece a casa e faz bacalhau a nadar (em azeite) no forno com batatas e os legumes à parte. Nos doces somos esquisitos. O pai alinha pelo arroz doce e pelas fatias douradas. A mãe pelos doces de ovos (broas, castanhas, fios, etc). O M. vai à bola com os sonhos e a M. come de tudo.
A Missa do Galo é indispensável. Os miúdos gostam daquela pausa, o sair de casa 'a meio da noite', com frio lá fora e encasacados até às orelhas. Gostam de entrar na igreja quase às escuras, das boas vindas do Pe. Duarte, do acender da luz, das crianças a entrarem com os sininhos a tocar a com a figura do menino. Gostam de cantar, gostam de ir ver o presépio 'da igreja da avó' no fim. Estão habituados e sentem-se como peixe na água.
Também é bom voltar para casa, para o quentinho, onde se comem mais umas coisas e se abrem as tão esperadas prendas.
Natal é família, é conversa, é brincadeiras, é ir para a cama tarde.
Voltados para casa no dia 25 soube-nos bem ficar o resto da semana em casa com lareiras de manhã à noite. Brincámos, descansámos, dormimos, vimos filmes.
A melhor anedota deste ano foi termos começado a ver o "Música no Coração" comigo a ler as legendas (os miúdos nunca tinham visto o filme e adoraram). Quando eles 'perceberam' que o filme 'tinha músicas' além de ler as legendas também tive de passar a cantá-las! O pai fugiu da sala mas eles 'obrigaram-me a fazê-lo até ao fim.
Acho que nunca mais encararei a Música no Coração sem me rir...
Acharam muita graça à parte em que eles se vestem 'com os cortinados'. Identificaram-se com o facto de se irem todos enfiar na cama da Maria quando trovejou. Invejaram o teatrinho de fantoches. Recearam pela família com a cena da abadia e riram-se com 'os pecados' das freiras. Feitas as contas acho que quem mais gozou fui mesmo eu que, embora tenha quase ficado rouca, os tive encostadinhos a mim aquele tempo todo.
;)



The hills are alive with the sound of music
With songs they have sung for a thousand years
The hills fill my heart with the sound of music
My heart wants to sing every song it hears

Etiquetas: ,