Dona Galinha

abril 27, 2007

Update on chicks

Entre o estágio e os respectivos trabalhos, as viagens de ida-e-volta para o emprego (65km), a preparação das aulas, a família e os afazeres da casa tem-me sobrado tão pouco tempo que mal tenho aqui vindo, por isso aqui estou hoje a 'updatar'...

Os meus dois pintinhos estão uns queridos. Como sempre, aliás...
A M. agora deu-lhe para abreviar as palavras e só nos faz rir. A bicicleta já há muito que era tratada por bici e a trotinete por troti mas ela deve ter-lhe tomado o gosto e, agora, as Pantufas passaram a ser chamadas de tufas, as batatas são as tatas e as bananas as nanas. Há mais abreviaturas mas, logo agora que estou a escrever sobre isso não me consigo lembrar de mais nenhuma! lol (depois eu edito e acrescento). Não é bebezice, é mesmo convicção!
É uma miúda muito gráfica (ao contrário do irmão que tem pouca paciência para essas actividades). Adora desenhar, pintar, fazer recortes e colagens e escrever letras a fingir que aquilo tem tudo sentido.
Continua bochechudinha e muito bébé mas é muito autónoma. Tanto é capaz de se entreter sozinha durante horas e de nos vir dar sermões e pedir satisfações como de se enroscar em nós a pedir miminhos. Tem uma grande afeição pelos seus nenucos e adora brincar às mães. É muito carinhosa. Eu fico contente por estas demostrações já que, na escola, só se dá com os rapazes e só tem brincadeiras de rapaz. Está (finalmente!) a ficar vaidosa. Já 'me deixa' pôr-lhe saias mais vezes e adora andar de molinhas no cabelo.
Agora 'acaba comigo' com uma frase que ouviu a ver o Ruca. Quando me zango com ela ou quando tenho de a contrariar em alguma coisa que não é possível responde-me com um ar muito sério e a dizer que sim com a cabeça: "Não te procupes mãe, eu compreendo, eu compreendo!" lol
O M. está a ficar grande, espero que este Verão dê um salto em altura porque a proporção altura/peso começa a preocupar-me apesar de ele fazer natação e karaté duas vezes por semana (cada). Já calça 35 e tem as calças a ficarem-lhe todas pequenas.
Na avaliação do 2º período teve Satisfaz Bastante a TUDO (e olhem lá que foi avaliado a 42 parâmetros!!!) e ficou tristíssimo porque não teve nenhum Excelente... Tive de lhe dar miminhos com fartura, explicar-lhe que Satisfaz Bastante já era muito bom, que era válido que ele desejasse fazer ainda melhor mas que os pais já estavam muito felizes com aquela avaliação e que o importante não era ele ser o melhor mas sim que ele aprendesse bem o que tem para aprender no 2º ano.
Continua a preferir a Matemática à Língua Portuguesa apesar de ler os seus livrinhos e de nós acharmos que ele já lê muito bem para um 2º ano (lê melhor que alguns alunos meus do 8º!). É um miúdo muito crítico e muito sintético e penso que será por ter pouca paciência para escrever que o faz dizer que gosta mais dos números. É capaz de estar meia hora a pedir-me para lhe 'passar contas' mas se lhe pedimos para escrever uma história de 4 linhas sobre uma imagem que tenha, por exemplo, um menino com um cão e uma bola ele é capaz de reduzir a 'coisa' a: O menino gosta de jogar à bola, a bola é bonita e o cão é castanho [assunto arrumado].
O desequilíbrio entre os dois campos não é grande e também penso que poderá ser por eles, neste ano, trabalharem muito a língua portuguesa nas aulas que o faz ficar um pouco saturado de tanto escrever.
Os jogos de palavras que fazíamos a caminho da escola foram substituídos pelas cantorias da tabuada. O programa do 2º inclui a tabuada dos 2, 3, 4 ,5 e 10 e, então, quase todas as manhãs, lá vamos nós a 'malhar' na do 3 e na do 4 que são as 'menos óbvias' das que ele tem para estudar e é para ficarem bem sabidinhas antes que venham as próximas.
Interessa-se imenso por tudo, sobretudo por 'ciências' e não se 'consegue levar' com explicações parcas. Enquanto não cimenta bem a informação não nos larga. QUER perceber, MEEEESMO. Faz-me abrir o google imagens se o Pai lhe diz, por exemplo, que a parte maior dos icebergues é a que está dentro de água e não de fora (tem de ir VER) ou então para lhe mostrar um animal qualquer, desconhecido para ele, que tenha surgido nos jogos alfabéticos que fazemos...
Agora dá-me cabo da mioleira a dizer-me que, quando fôr grande, quer ser futebolista e cientista. Esta última acho que é por causa de gostar de ver o Dexter e a primeira espero que lhe passe depressa...
Enfim, estão liiiiiiiiiiiiiiiiiiindos os meus pintinhos.

abril 26, 2007

Overdose...

Encontrei no 'Expresso' de ontem... Só não vou esconder o jornal porque o leio online. É uma iniciativa inédita que promete alargar o modelo dos festivais de Verão aos mais pequenos. Destinado a um público entre os dois e os dez anos, "O Meu 1º Festival" conta com Noddy, Ruca e Bob, o Construtor, como cabeças de cartaz.

O evento vai decorrer no Parque dos Poetas, em Oeiras, entre 28 de Junho e 1 de Julho. O programa vai repetir-se todos os dias, com as principais actuações a decorrerem por duas vezes (de manhã e à tarde). O cartaz completo ainda não é conhecido, mas vai contar com espectáculos musicais, peças de teatro, seminários, actividades desportivas, etc.

Nos 93 mil metros quadrados do parque vai estar instalado um palco principal com 18 metros e dois ecrãs gigantes. Preparem-se!!! Até 12 de Maio, o preço dos bilhetes é de 25 euros, 20 euros quando comprados para grupos de quatro pessoas. Após essa data custarão 30 euros.


E eu NÃO vou! Muhahahahahahaha

Mas os meus pintinhos nem se importam (eles sabem que eu sempre os compenso de outro modo), era mesmo só para vos divulgar a notícia.