Dona Galinha

junho 23, 2009

Provas de Aferição


A mãe Galinha está muito orgulhosa.
O pintinho mais velho chegou ao 4º ano e fez, este ano pela primeira vez, provas nacionais. As Provas de Aferição.
Não andou exageradamente ansioso e obteve umas notas razoáveis:
B (Bom) a Língua Portuguesa e
A (Muito bom) a Matemática.
Como professores sabemos bem que estas provas não têm importância alguma (e para os alunos estas notas não contam para nada) mas, como pais, temos de aproveitar para nos babarmos agora que é para o caso do panorama não continuar assim quando ele chegar ao 2º e 3º ciclos...
Andamos de botas, por aqui!
;)

Etiquetas: , , ,

7 Comments:

  • Muito bem! :o)

    By Blogger fantasma, at 1:06 da tarde  

  • Parabéns!

    Mas, como mãe e como professora, o que acharia dos miúdos no final de cada ciclo (4º, 6º, 9º, - e 11º e 12º, consoante as disciplinas são bianuais ou trianuais) fazerem Exames Nacionais a várias disciplinas e com algum peso na classificação final da disciplina?

    By Blogger Carlos Pires, at 3:42 da tarde  

  • Eu achava muito bem, Carlos.
    Também sou do tempo em que tínhamos 'exame' da 4ª classe e não morríamos por isso.
    Quem sabia passava de ano, quem não sabia não passava. Agora damo-nos ao ridículo de serem os pais a terem de pedir para os miúdos ficarem retido (aqueles que têm noção que os seus filhos têm dificuldades) porque o grau de exigência desceu tanto que, para igualar as estatísticas que os ministros desejam, os professores são quase obrigados a passar toda a gente...

    By Blogger Cenoura, at 10:17 da manhã  

  • De acordo com a ministra e respectivos secretários, para não falar na maioria das pessoas de Ciências da Educação, isso ainda não basta.
    Segundo eles é a própria ideia de retenção que não faz sentido. Pretendem acabar com as retenções!

    By Blogger Carlos Pires, at 1:44 da tarde  

  • A retenção não faz sentido para eles por uma questão económica. Sabemos nós que estamos dentro do assunto, não querem saber os restantes portugueses que ainda ficam satisfeitos com esta hipocrisia a que se chama "competências de ciclo" e que até acham que os meninos assim até acompanham a turma para o ano seguinte e não ficam afectados psicologicamente.
    Expliquem-me lá como é que uma criança que não conseguiu aprender a matéria toda de 7º ano (e quem diz 7º diz 5º ou outro qualquer) e que, por isso, até terá dificuldades no 8º vai, miraculosamente, chegar ao 9º de superá-las todas de uma vez só?

    É apenas uma questão matemática, de números, ou, neste caso de poupança de dinheiro... Tristes prioridades.

    Vendo bem "a coisa" se tivermos 10 turmas de 24 alunos, de 7º ano, com dois miúdos a reprovar em cada turma passamos, no ano seguinte a ter as mesmas 10 turmas, agora de 8º ano (com 22 alunos cada) e uma turma de 7º com 20 repetentes. Passamos de 10 para 11 turmas. Ora nós sabemos que isso implica reorganizar a distribuição de salas na escola e colocar mais professores. Isso custa dinheiro. É preferível acabar com os chumbos...

    As provas de aferição não entram para a nota final do aluno. Não servem para mais nada que não seja verificar se os professores estão a dar o programa todo, há disciplinas que já são de opção, há outras que não servem para nada e foram 'roubar' horas a matérias importantes sem que os programas destas fossem reduzidos, há escolas que até as provas globais do 9º ano já são opção...

    Enfim. São reformas que nem vale a pena comentar.

    By Blogger Cenoura, at 4:12 da tarde  

  • Concordo consigo, excepto em 2 pormenores:
    1 - Há motivações económicas neste género de medidas, mas não só, pois há pessoas que acreditam realmente que são acertadas.
    Esse género de cegueira e alheamento da realidade é muitas vezes designado por "eduquês".
    2 - Vale a pena comentar, para explicar à sociedade o que se está a passar nas escolas.
    As pessoas não têm noção, pois o governo mente e os jornalistas, como não se informam (não fazem o "trabalho de casa"!), não conseguem retratar o que realmente se passa - muitas vezes reproduzem o discurso oficial.
    As pessoas não sabem a mentira que são as Novas Oportunidades nem a bandalheira e o laxismo que reina nos Cursos Profissionais. As pessoas não sabem que 90 minutos não chega para os Directores de Turma tratarem da imensa quantidade de tarefas que têm - muito agravadas com o recente Estatuto do aluno e a loucura das medidas correctivas e provas de recuperação. ETc.
    Por isso, vale a pena comentar. Temos de falar para fora, para a sociedade!

    cumprimentos

    By Blogger Carlos Pires, at 12:08 da manhã  

  • Ah, tambem quero notas dessas! tive um 2,8 valores num teste ahah xD

    By Blogger Lita, at 8:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home