Dona Galinha

abril 03, 2008

O minhoco e a minhoca...

Temos novos hóspedes em casa!
Já não é o primeiro ano que penso no assunto e agora, com os dois pintinhos na primária achei que estava na altura.
Graças à generosidade da A. que, veio ter connosco, fomos fornecidos com uma caixa-surpresa, cheia de bichos-da-seda (ao todo vinham 16, A.).
A fartura revelou-se maravilhosa porque, assim, podemos distribuir pelos amigos e fazer as delícias dos mais novos.
Andámos a instalar as famílias por novos apartamentos (caixas de sapatos), a mudar os lençóis (folhas de amoreira) a todos e empacotámos um enxoval (um saco de folhas fresquinhas) para acompanhar os primeiros dias de cada uma.
De entre os 16 que chegaram apenas 3 eram fêmeas... Resultado: já demos 4 caixas mas apenas duas levam a dita (a outra ficou Chez Nous) o que quer dizer que há quem não vá poder observar a última fase, a postura dos ovos. Aos afortunados caber-lhes-à a difícil tarefa de mostrar esse milagre aos que levaram apenas machos, de guardar os ovos de um ano para o outro e fazer a redistribuição.
Os meus pintinhos estão encantados com os novos visitantes. Sempre de caixa aberta (não lhes vá faltar o ar!) lá observam os amiguinhos plenamente convictos de que é para cada um deles, individualmente, que os ditos olham. Acham muita piada quando as minhoquitas se põe de 'pesçoco' levantado e falam baixinho quando acham que elas estão a dormir.
Felizmente ainda não lhes deu para fazer experiências mais ousadas do que tocar-lhes (rápida e esporadicamente) e as minhoquitas têm sobrevivido incólumes.
Também passaram a ser uma óptima desculpa para darmos uma volta ao fim do dia para apanhar folhas.
Viva a Primavera!

Etiquetas: ,