Dona Galinha

setembro 30, 2005

Dentinhos de leite

Mais um acontecimento.
Hoje caiu mais um dentinho de leite ao Miguel.
Logo um da frente e de cima.
Está um desdentado.
Já andava a abanar ao tempo. Parecia sei lá o quê com aquele dente nojento pendurado.
Hoje mandei-o comer uma maçã à dentada e foi tiro e queda!
Agora dá-me vontade de rir olhar para aquela boquita desdentada e também já me dá vontade de rir imaginar a dentuça definitiva, desproporcionada e com serrinha que vai nascer no lugar deste.
:)

setembro 28, 2005

Acontecimentos verdadeiramente importantes

Eu já tinha dado conta que 'aquilo' estava quase, mesmo mesmo quase. Faltava-lhe era mesmo só espaço.
Hoje saí mais cedo, vim a casa buscar o triciclo e a bicicleta. Fui buscar os miúdos à creche e levei-os para o Largo da Igreja.
Foi num instante.
É oficial!
O Miglito já anda de bicicleta sem rodinhas.
Está um homem!

setembro 27, 2005

Parabéns.


Hoje a minha Margaridinha faz 4 anos!
Parabéns pipoca querida da mãe!
Foi há tão pouquinho tempo e já está tão grande. Mal posso com o meu docinho aos colinhos. Vai passar o dia na escolinha londe de mim mas a mãe fez bolinho de iogurte para lá levar à hora do lanche. Eu sei que ela queria queria um bolinho com a Barbie mas para hoje já não podia ser... a mãe trata disso para sábado e convidamos os tios e as avós. Vai ser uma surpresa boa. Hoje à noite é só um bolinho de chocolate com os amigos do 'colaxão' porque amanhã é dia de trabalho...

setembro 26, 2005

TPC


Hoje consegui fazer pela primeira vez os trabalhinhos de casa com o Miguel.
Viemos da escola às 13, almoçámos logo e o Miglito quis 'despachar a coisa' comigo em vez de os levar para o colégio às 3.
Três filas inteirinhas com o nome dele 'Miguel Maria' e três filas inteirinhas de 'I's maiúsculos.
Coisa linda!.
-Gosto de fazer os trabalhos contigo, mãe. Agora é só brincar...

setembro 17, 2005

Alterações não previstas

Não vale a pena eu tentar planear e controlar tudo direitinho pois sai-me sempre ao contrário...
Antes de ontem já tinha a minha vidinha organizada para acompanhar o meu rapaz no seu primeiro ano de escola...
À 2ª ele almoçava comigo e eu só ia pô-lo no ALT às 3h. À 3ª ia comigo para a escola pois eu só tinha 90min de aulas e ele ficava na Biblioteca/Ludoteca com uma amiga minha. À 4ª eramos um do outro toda a tarde pois eu não tinha aulas. À 5ª lá ia ele outra vez para o ATL e, à 6ª, era um dia especial com a mãe e o pai. Faríamos os trabalhos de casa juntos e programas especiais só os dois...
Era. Era até ontem à tarde.
Ao que parece não há ninguém do Porto para baixo que queira dar Educação Tecnológica ao 3º ciclo e um horário de 12 horas que não teve colocação nem posterior aceitação de ninguém foi enfiado no meu, ainda por cima é um horário da tarde...
Resultado... o meu tempo com os pintinhos está reduzido a quase zero...
Só consigo chegar à creche para ir buscar os meus pintos às 19h e às 21 horas eles vão os dois para a cama. Somando isso a uma hora de manhã entre acordar e ir para a escola estou com eles 3 horas por dia.
Eu não tive filhos para estar com eles 3 horas por dia!!!
Vou ter de andar a fazer malabarismos para esticar o tempinho que me sobra com o Miguel (a Margaridinha posso deixá-la comigo qualquer manhã que me apeteça).
Isto está errado. As mães deviam ter direito a horários reduzidos. De que me serve estar a trabalhar e a ganhar dinheiro por um lado para depois ter de pagar a quem me fique a educar os meus filhos, longe de mim, por outro?!
Está visto, sou uma mãe galinha e quero os meus pintinhos debaixo das minhas asas!!!
:(

setembro 15, 2005

Os 3 primeiros dias...

A introdução do M à Escola Primária tem corrido muito bem. Para começar conseguiu ficar no turno da manhã e tem 3 amigos (que já vinham da creche) na mesma sala dele.
Chamei 'introdução' pois ainda não começou bem a sério. Ontem, 4ª feira, às 9 da manhã e com a escola vazia os alunos do 1º ano e respectivos acompanhantes (pais ou avós) foram recebidos pela professora, com a feliz notícia de que ela os acompanharia durante os quatro anos. Foi apenas feita a chamada para ver se estavam todos e, de imediato, outros professores vieram buscar os miúdos para lhes mostrarem a escola por dentro e por fora e para fazerem uns jogos com eles.
Os pais ficaram na sala a preencher a papelada do costume e a receber informações relativas ao funcionamento da escola, horários do portão (é uma primária, logo está fechada à chave todo o dia), intervalos, refeições (almoço: 2,05€, lanche: 0,5€), horário de atendimento dos encarregados de educação, etc...
Os miúdos regressaram pouco depois, felizes com as brincadeiras, de balão na mão e já tu-cá, tu-lá com as professoras acompanhantes. Estava a manhã feita.
Hoje foi o primeiro dia sozinhos com a professora. O M veio muito contente, com mil novidades e desejoso de voltar já que, para começar, só pintaram um desenho. Hoje e amanhã ainda vão ter 'horário reduzido' (das 9:30 às 12:30) para uma mais leve adaptação dos meninos, sobretudo daqueles que nem infantário nem pré-escola frequentaram.
Na 2ª é que vão começar a sério, das 8h às 13h, com livros e tudo (como ele diz).
O meu rapazinho anda feliz e eu ando feliz por ele.

setembro 11, 2005

A Escola

Na próxima 4ª feira o meu rapazinho dará entrada na escola primária. A ligação que tenho com ele é muito especial. A história que as meninas 'são' dos papás e os meninos 'são' das mamãs confirma-se cá em casa.
Vinte e nove anos depois de mim vai ele para a escola. O que terá mudado entretanto?
Estamos os dois tão espectantes que decerto nem vamos dormir.
Falamos muito no assunto. Como vai ser bom, como vai ser a rotina das nossas semanas, o que vamos fazer juntos. Cumplicidades...
Os livrinhos já estão comprados há meses, ele já os folheou inúmeras vezes e já fez mil perguntas sobre eles. Falta comprar algum material mas também não achámos a lista muito exagerada. Falta também o mais aborrecido: forrar os livros e marcar tudo com o nome dele.
Ainda há pouco cabia todo nos meus braços esticados e de cotovelos unidos; cabecita apoiada nas minhas mãos e costinhas pelo meu antebraço fora. Ficavamos tanto tempo a 'conversar' um com o outro assim. Agora já vai para a primária. Como o tempo passa!
Felizmente consegui que ele ficasse de manhã. Entra às 8 e sai às 13. Mesmo que eu tenha de me virar do avesso para o conseguir acompanhar acho que o turno da manhã é muito mais produtivo para as crianças. É um bom começar.
O meu rapazinho está tão grande.